Thursday, April 24, 2014

Como funcionam os agitadores

fevereiro 2, 2010 by  
Filed under Agitadores

Agitadores são aparelhos que servem para agitar soluções a fim de obter uma boa homogeneização dos componentes de formulação. Existem vários tipos de agitadores, um para cada tipo de produto – com baixa ou alta viscosidade. Assim, existem agitadores industriais, mecânicos, odontológicos, alimentícios e etc. Mas, basicamente todos derivam de quatro grupos distintos:

Agitadores tipo pás: Apresentam facilidade construtiva e são indicados para faixas de viscosidade na ordem de 1000 cP, entretanto, há limitações ao seu uso. Suas pás são construídas na vertical, sem direcionamento de fluxo.

Agitadores tipo turbina: Demonstram alto desempenho de fluxo e grande faixa de aplicações. São especialmente recomendados onde se deseja um grande cisalhamento.

Agitadores tipo hélices: Muito utilizados para líquidos com baixa viscosidade, apresentam a vantagem de oferecer alto fluxo e baixa potência quando comparada com os outros tipos de impelidores. Geralmente, dispensam a utilização de redutores.

Agitadores tipo âncora: Considerado um tipo especial de agitador, recomenda-se utilizá-lo em processos unitários, onde exista a formação de substâncias com alta viscosidade ou formação de sólidos aderentes durante a operação. Não é indicado para sistemas que requerem alta velocidade.

Speak Your Mind

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!